sábado, 16 de julho de 2011

Crítica: Harry Potter e as Reliquias de Morte parte 2


Talvez um dos filmes mais esperados do ano para milhares de Pottermaníacos ao redor do globo, Harry Potter e as Relíquias da Morte fecha um ciclo iniciado em 1997 com a publicação do primeiro livro.

A segunda parte desse filme mostra a continuação da busca das Horcruxes pelo trio Harry (Daniel Radcliffe), Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) e também a busca desenfreada do lado maligno liderado por Voldemort (Ralph Fiennes) por Harry para assim matá-lo.

O filme prometia ser o mais fiel possível ao livro contando com mais detalhes o final da saga, mas infelizmente esqueceu-se de alguns pontos básicos, porém importantes, como quem era a garotinha no quadro? Sim, o filme mostra que era Ariana a irmã de Dumbledore, mas esqueceram de contar sobre a morte dela, que é mencionada no livro. Esse é só um detalhe principalmente para quem não leu os livros e acompanhou os filmes e tenha pouco contato com o grandioso universo dessa produção.

E a Capa da Invisibilidade? Ela é citada e aparece apenas uma vez, mas, quem não acompanhou toda a saga poderá não entender.
A Pedra Ressurreição também ficou mal explicada, ela simplesmente aparece dentro do pomo dourado e Harry depois a joga no chão.
Alguns personagens não foram muito explorados como Aberforth, irmão de Dumbledore e onde ele se encaixa na história. Esqueceram também de citar o maior conhecedor de varinhas do mundo bruxo, Gregorovich, que foi quem confeccionou a Varinha das Varinhas, uma das relíquias da morte.

Mas sem dúvida nenhuma o ponto alto filme é a tão esperada Revolução Mágica, a guerra dos bruxos do bem contra o mal. Uma batalha cheia de efeitos visuais muito bem feitos. Uma batalha muito dura com personagens queridos mortos.

O devido destaque foi dado ao antes aluado Nevile Longbottom (Matthew Lewis). Gina Weasley (Bonnie Wright), irmã de Ron também teve certo destaque, o professor Severo Snape (Alan Rickman) finalmente tem seus segredos revelados e por fim mostrando se ele de fato é ou não um bruxo das trevas aliado a Voldemort.

Um hiato de 19 anos ocorre após o término da batalha e alguns pontos também foram deixados de lado como o que aconteceu com Belatriz Lestrange (Helena Bonham Carter) e com Lúcio Malfoy (Jason Isaacs), pai de Draco (Tom Felton), por exemplo.

Talvez para os fãs mais exigentes infelizmente o filme não conseguiu encerrar a saga com "chave de ouro" como no livro, ficando assim uma sensação de que algo faltou, mas mesmo assim Harry Potter estará para sempre no coração de seus milhares de fãs.


Nota: 8,5


4 comentários:

Enfermeira Gi disse...

eu achei que esse é bom e se junta aos que gostei 1, 3, 5

Lipe***Carlos Felipe disse...

E oia nois ai discordando... :-P

o 1 é infantilesco demais comparado ao livro
o 3 pra mim o piorzão (filme mt Crepusculo)
5, concordo plenamente

Mas como eu sou um Potterfã acabo comparando os filmes com os livros...

Enfermeira Gi disse...

mas nunca um filme consiguirá mostrar tudo do livro e não podemos negar que de tudo que existe por aí, a franquia harry potter foi a que mais conseguiu mostrar personagens como a maioria os imaginava, etc

Michele disse...

Lipe, a Belatriz não morre? Estou doida pra ver, mas vou esperar um pouco mais, pra ver se a muvuca abaixa! rsrsrsrsrs

Puxa, eu sou como a Gi, eu gosto do 3 e para mim o 4 é o pior em termos de adaptação.

Bjs

Postar um comentário

Echo