quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Falta de organização e de comunicação durante as vendas de ingressos para Cantina da 85ª Festa de Nossa Senhora Achiropita


Por jornalista @GiseleSantos_

A 85ª festa de nossa senhora Achiropita, começa no próximo sábado, dia 06 de agosto, a partir das 18h. A homenagem à santa padroeira do Bixiga – que começou com a chegada dos imigrantes italianos, grande parte da Calábria - é realizada todos finais de semana de agosto, até dia 04 de setembro, com fogazzas, polentas, muito macarrão, fricazzas, vinho, entre outros quitutes e bebidas, inclusive doces, comercializados em trinta barracas instaladas pelas ruas 13 de Maio, São Vicente e Dr. Luiz Barreto. Todo dinheiro do tradicional evento é revertido para colaborar com a manutenção das Obras Sociais da igreja local.

Existe outra opção para participar da festa sem enfrentar a muvuca da rua. É a cantina localizada na Paróquia Nossa Senhora Achiropita - que conta com música ao vivo e mesinhas. Nossa reportagem esteve lá para tentar comprar os ingressos – que só são vendidos antecipados - e flagrou falta de organização na venda dos mesmos.

Segundo informações por e-mail e telefone, os ingressos seriam vendidos a partir do dia 09 de julho, às 09h. Chegamos lá às 08h30 e já estavam distribuindo senhas. A nossa era número 31. Nosso espanto foi saber que, desde a noite anterior, 08 de julho, várias pessoas já haviam retirado senha, inclusive de agências de turismo. Isso não foi comunicado pra gente, e olha que telefonamos várias vezes.

Mas pra quem pensa que a senha seria uma forma de organização, não se iluda. Existia apenas um senhor, que devia ter 60 anos, atendendo, e demorava bastante - principalmente quando era negociação com alguma agência de turismo. Uma delas chegou a comprar mais de duzentos ingressos. Imagina uma única pessoa, contando todos os ingressos, um por um, e acertando o lado financeiro?

Durante uma hora e meia, apenas sete pessoas foram atendidas e depois foi feito um intervalo de quinze minutos. O cumulo do absurdo foi um homem mal informado que levou cheque. E como só aceitam dinheiro, ele foi buscar em casa. O absurdo total não foi de ele não saber, mas sim que o atendente prendeu a fila inteira, durante meia hora, para esperar o retorno do homem.

Algumas pessoas, que estavam na espera, nos contaram que todo ano ficam o dia inteiro revezando com familiares na fila para conseguir comprar. A pessoa não pode retirar a senha e voltar depois, precisa ficar esperando na fila. Uma pessoa, que não quis se identificar, afirmou que no ano passado sua senha era número 30 e ficou aguardando atendimento das 07h até às 20h.

Outra coisa que nos chamou atenção foi a falta de segurança no local. Ali qualquer um poderia nos abordar e levar todo o dinheiro. Não podemos esquecer que no ano passado, a igreja foi roubada. (leia aqui, aqui e aqui).

Algumas perguntas...
Se for vantajoso vender para as agências de turismo, por que não agendam um dia só para isso?

Por que não convidam mais pessoas para atender?

Por que não informam melhor a imprensa e o público?

Por que ainda falta segurança no local?

Dica 1: chegue cedo
Se você, igual a nós, não conseguiu comprar ingresso para Cantina, o jeito é ir à festa da rua logo que iniciar atividades, porque depois das 20h fica intransitável e super desconfortável para degustar os quitutes em meio às filas e aglomeração.

Dica 2: proteção contra furtos
Para ficar mais confortável e garantir sua própria segurança, o melhor é não levar bolsas, celulares. Alguns populares reclamam de assaltos durante festas passadas, como furtos de celulares, bolsas. A aglomeração facilita a ação dos bandidos.

Serviço:
85ª Festa de Nossa Senhora Achiropita

Parte externa - todos os sábados de agosto e o primeiro de setembro, das 18h às 24h, e aos domingos, das 17h30 às 22h30.
Ruas 13 de Maio, São Vicente e Dr. Luiz Barreto - Bixiga SP/SP (só paga o que consumir)

Cantina da Paróquia - sábados das 20h às 24h, e domingos das 19h às 23h
Rua 13 de Maio, 478 - Bixiga - SP/SP (somente com ingresso comprado antecipadamente)


Site http://www.achiropita.org.br/Destaques.aspx?id=21

Outras informações: 11- 3105-2789 ou 11- 3283-1294 ou 11- 3106-7325

E-mail festa@achiropita.org.br

5 comentários:

Lipe***Carlos Felipe disse...

Baita desorganizaçao...=D tava mo frio nesse dia...

Enfermeira Gi disse...

mesmo sendo trabalho voluntário é necessário ter organização e combinar quantos irão atender as pessoas....

sempre vou também à festa , mas existem esses problemas e não podemos tampar o sol com a peneira

que na próxima festa consigam organizar melhor .....

Lipe***Carlos Felipe disse...

Rafaela,
Concordo que seja um trabalho voluntário, e acho isso louvável.
Porém pra tudo é necessário planejamento e organização.
O que nos deixou mais embasbacados foi o fato de terem atendido companhias de turismo ao mesmo momento de pessoas fisicas.

Isso foi na minha concepção um equivoco, pois seria mais facil dividir horarios para nao causar transtornos ou badernas.

Eu já fui a festa quando criança, e qria mto ir novamente, mas a organização precisa rever os problemas e torna los soluções..

Augusto Cesar, disse...

VCS SÃO TODOS UNS MAL INFORMADOS. E SE VC QUE ESCREVEU ESSAS BESTEIRAS FOR UM REPORTE...É MELHOR IR PARA AS PORTAS DE CADEIA. AS COISAS LÁ NÃO FUNCIONAM ASSIM NÃO, E OUTRA COISAS QUE VC ESQUECEU É QUE TODOS SÃO VOLUNTÁRIOS. QUANTO VENDAS PARA AGÊNCIA É MENTIRA, QUEM COMPRA SÃO GRUPOS DE AMIGOS. E QUER SABER: VÃO SE CATAR POIS A FESTA É UM SUCESSO COM CRÍTICAS OU SEM.  VÃO PARA O IBIRAPUERA LÁ NÃO TEM FILA NEM AGLOMERAÇÃO.

Marcos Antonio disse...

Acho que está havendo falta de informação, mas o que sei que os convites da cantina não são vendidos para agência de turismo,  mas sabemos que no 3º dia de venda dos convites praticamente já termina os convites disponíveis na cantina, principalmente aos sábados.

Pelo contrário do que estão falando, acho que esta festa é muito organizada.

Esta é minha posição.

Marcos Antonio

Postar um comentário

Echo